O GRUPO BOM FUTURO

Assista o nosso vídeo institucional

Nossa história

 

Há mais de 30 anos no mercado, o Grupo Bom Futuro começou sua jornada no Agronegócio no Estado de Mato Grosso, com uma pequena fazenda e muita vontade de trabalhar. O projeto cresceu e o Grupo Bom Futuro é hoje uma potência produtiva graças a determinação, ousadia e empreendedorismo de seus quatro sócios: Eraí Maggi Scheffer, Elusmar Maggi Scheffer, Fernando Maggi Scheffer e José Maria Bortoli.


Atualmente, o Grupo Bom Futuro emprega mais de 5 mil funcionários, atuando em 04 (quatro) segmentos de negócio: Agronegócio, Energético, Imobiliário e Aeroportuário.


O AGRONEGÓCIO, principal segmento de atuação do Grupo Bom Futuro, subdivide-se em: Agrícola, Pecuária, Piscicultura, Sementes, Armazenagem e Transportes.


A Divisão Agrícola, está presente desde a fundação do Grupo Bom Futuro, onde atualmente são cultivados mais de 520 mil hectares de terras entre culturas de 1ª e 2ª safras, distribuídas em aproximadamente 110 (cento e dez) fazendas agrupadas em 37 (trinta e sete) unidades centralizadoras, localizadas no Estado de Mato Grosso. Nestas unidades, são produzidas cerca de um 1.400.000 (um milhão e quatrocentas mil) toneladas de grãos, entre soja, milho, arroz e feijão, com destaque para a produção de soja que garantiu o reconhecimento ao Grupo Bom Futuro como maior produtor individual de soja do mundo. Além disso, o Grupo Bom Futuro também produz mais de 170.000 (cento e setenta mil) toneladas de pluma de algodão. Isso tudo é possível graças ao planejamento aliado à tecnologia de ponta empregada nas lavouras do Grupo Bom Futuro.


O Grupo Bom Futuro também se destaca na Divisão Pecuária possuindo o maior projeto de integração lavoura-pecuária do país, com área explorada em torno de 74 mil hectares, onde são criados mais de 120 mil cabeças de gado das raças Nelore, Meio Sangue Aberdeen e Red Angus em sistemas de confinamento e semi-confinamento. O rebanho é composto de animais de alta qualidade genética e sua procedência e qualidade são garantidas através de sistema de rastreamento SISBOV – Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos. Para alimentar seu rebanho, o Grupo Bom Futuro utiliza produtos de alta qualidade nutricional. Além disso, a tecnologia de monitoramento em todas as fases do desenvolvimento, garantem a procedência e uma melhor carne para o consumidor final.


A Divisão Piscicultura, é responsável por produzir anualmente 3 mil toneladas de peixes em sistema de tanque escavado e tanque rede, distribuídas em quatro unidades de produção que ao todo somam cerca de 250 hectares de lâminas d´água. A atividade é desenvolvida por profissionais qualificados que acompanham todo processo produtivo, com balanço nutricional adequado e controle de qualidade das águas, tudo isso para oferecer um produto de excelente qualidade e fonte alternativa de consumo, colaborando para a preservação dos nossos rios.


Atuando no mercado nacional, a Divisão de Sementes do Grupo Bom Futuro comercializa sementes de soja e algodão de alta qualidade genética. Parceiro das maiores empresas de melhoramento de plantas do país, TMG e Monsanto, e de tratamento de sementes, Bayer, Syngenta e Basf, o Grupo Bom Futuro busca garantir a produtividade e rentabilidade de seus clientes.


A partir de 1999, o Grupo Bom Futuro habilitou a Divisão Armazenagem, onde parte de seus armazéns foram credenciados para armazenar grãos para terceiros. Atualmente, dispõe de 12 armazéns com esta característica, localizados estrategicamente para uma melhor logística, com capacidade total para armazenar 1.084 mil toneladas de grãos, com certificação e credenciamento junto a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). O Grupo está apto a prestar serviço de armazenagem garantindo a correta e segura armazenagem da produção própria e de terceiros.


O aumento significativo nos volumes de produção, exigiu do Grupo Bom Futuro o investimento em logística: Nascia assim no ano de 2012 a Divisão Transportes. Com cerca de 400 caminhões rastreados, sendo eles 320 de grande porte, a cada safra a transportadora do Grupo Bom Futuro movimenta para os armazéns da empresa 100% da sua produção de grãos. Além disso, parte dessa frota transporta toneladas de pluma de algodão beneficiada, das algodoeiras do Grupo Bom Futuro para os portos de Santos e Paranaguá. No retorno, são transportados insumos utilizados nas lavouras do Grupo Bom Futuro. Isso é planejamento logístico a serviço da produtividade.


Em 2007, percebendo o potencial hídrelétrico no Estado de Mato Grosso, o Grupo Bom Futuro investiu no segmento ENERGÉTICO, através da geração de energia limpa e renovável para potencializar o desenvolvimento industrial e agrícola em novas regiões. A Bom Futuro Energia conta hoje com 03 pequenas centrais geradoras hidrelétricas e vários projetos de expansão.


No ano de 2013, sensível a demanda potencial por loteamentos em áreas urbanas, surge o segmento IMOBILIÁRIO. Objetiva a comercialização de terrenos desmembrados de áreas de suas unidades de produção, localizadas próximas a cidades onde há mercado imobiliário ativo e terras com estas características.


Após a mudança da sede administrativa do Grupo Bom Futuro para a capital Cuiabá, e em decorrência da enorme carência de infraestrutura aeroportuária na região, no ano de 2014 o Grupo Bom Futuro iniciava sua atuação no segmento AEROPORTUÁRIO. A Aero Siaq é um empreendimento "low fare" para quem busca mais agilidade e economia na conectividade com a capital de Mato Grosso. A Aero Siaq está localizada em um ponto estratégico da cidade, próximo ao Centro Político Administrativo do Estado, região onde se localizam órgãos do Governo, instituições privadas ligadas ao agronegócio, indústria e comércio. Além disso, fica apenas a 15 minutos do centro de Cuiabá.


No início de 2016, outro importante passo foi dado, na trajetória marcante do Grupo Bom Futuro, consolidando-se como uma das maiores empresas de Agronegócio do Brasil e do mundo, quando o Grupo Bom Futuro migrou definitivamente suas operações para Pessoa Jurídica.


Nesta trajetória o Grupo Bom Futuro, sempre priorizou o uso racional de recursos naturais, os projetos ambientais e de reciclagem, o reflorestamento e a recuperação de áreas degradadas. Além disso, a excelência na valorização das pessoas está sempre presente através da cidadania, ética, reconhecimento do trabalhador, incentivo ao esporte amador, voluntariado e compromisso com a sociedade.