Notícias

Bom Futuro em Ação realiza 1.403 atendimentos na Vila Campinas

19/08/2024

A 2ª edição do Bom Futuro em Ação, uma parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi MT) e a empresa Bom Futuro, reuniu centenas de moradores da Vila Campina, em Bom Jesus do Araguaia, durante um dia repleto de atividades, serviços e solidariedade. No total, o projeto realizou 1.403 atendimentos nas áreas de saúde, cidadania e cultura.

Jaqueline da Silva aproveitou a oportunidade para levar seu filho, Gabriel, de 5 anos, para uma consulta médica. O pequeno precisa fazer uma cirurgia de cisto e a mãe buscou uma segunda opinião. “Essas ações facilitam a vida de nós, moradores desta região. Eu não consigo uma consulta com rapidez. Sempre preciso me deslocar por quilômetros e aqui meu filho foi consultado, e eu também”, comemora a dona de casa.

Para Maria José, a ação promoveu mais unidade dentro de casa. Ela conseguiu desfrutar de um dia em família, regado a diversão e saúde. Ela fez um raio-x da mão, enquanto sua filha realizou um eletroencefalograma e um eletrocardiograma, o genro passou pelo clínico geral e seus netos foram ao dentista. “Estou muito feliz. Conseguimos o atendimento completo que precisávamos e ainda comemos bem e demos boas risadas”, conta.

A filha de Maria, Claudiane Freitas, parabenizou a parceria entre Sesi e Bom Futuro. “Meu esposo é funcionário da Bom Futuro e essa parceria da empresa com o Sesi é esplêndida, porque somos carentes desse tipo de iniciativa. O mais legal de tudo isso é que foi além de saúde, teve também brincadeiras, diversão e alimentos deliciosos. Todos foram atenciosos conosco, nos trataram com igualdade. Esse foi o diferencial”, destaca.

Ao longo do dia, houve ainda diversão para a criançada com cinema e teatro de fantoches, durante o Concerto Didático da Orquestra Sesi MT. A garotada embarcou em uma experiência cultural memorável que uniu música clássica, teatro e literatura infantil na obra "O Mágico de Oz", do escritor Lyman Frank Baum. Rafaela Silva, de 10 anos, saiu extasiada com a história do homem de lata, que queria um coração; do leão, desejoso de coragem; do espantalho, que buscava ter um cérebro; e de Dorothy, que planejava voltar para casa. “Achei incríveis os instrumentos musicais misturados à história”, comenta.

Os amantes da gastronomia também foram contemplados. Eles participaram de uma oficina gastronômica ministrada pela chefe de cozinha do Sesi, Thaise Germano. No cardápio, um saboroso filé de pintado à lagareiro. “Que aula maravilhosa. A professora é calma, excelente para ensinar. Eu nunca fiz essa receita, mas agora vou incluir no cardápio da minha casa porque ela é fácil, com temperos simples e super saborosa”, afirma Ruthe de Barros, que revende gás na vila e faz entregas de bicicleta.

Entre os serviços disponíveis, estavam consultas fonoaudiológicas, exames de audiometria, vacinação, corte de cabelo e entrega de kit de higienização bucal.

Concerto musical

A programação terminou ao som da Orquestra Sesi MT e das talentosas solistas Akani Iizuka e Mari Azevedo. A maioria do público nunca havia experimentado a magia dos instrumentos clássicos, como o violino e o violoncelo, mas foram completamente cativados pela performance.

Emocionada, Sandra Furtado não conteve as lágrimas já nas primeiras notas musicais. Enquanto as músicas eram entoadas, um filme com imagens do dia passava em sua mente. “Eu me senti em casa. Muitas pessoas nos julgam pela nossa roupa ou modo de falar, mas as equipes nos atenderam com tanto carinho. E essa orquestra só reafirmou o cuidado que tiveram conosco. Fiquei emocionada e saio daqui radiante”.

O sol se pôs ao ritmo dos sucessos nacionais "Eu só quero um xodó", de Dominguinhos; "Ainda Ontem Chorei de Saudade", dos cantores João Mineiro & Marciano; e "Evidências", da dupla Chitãozinho & Xororó. O repertório contou também com as canções internacionais "Bad Romance", de Lady Gaga; "Smooth Criminal", de Michael Jackson; e "Don't Stop Me Now", da banda Queen.

Satisfeito com o resultado do trabalho, Fernando Pereira, gerente de Inovação Social e Cultural do Sesi, ressalta a importância da parceria em prol da saúde e qualidade de vida da comunidade. “O Sesi desempenha seu papel ao estabelecer parcerias para oferecer oportunidades às pessoas, especialmente aquelas mais carentes, que de outra forma não teriam acesso. No final das contas, tudo isso converge para a promoção da saúde e do bem-estar delas.”

O Grupo Bom Futuro está presente há mais de 10 anos na região do Araguaia, gerando emprego e renda por meio do agronegócio e agroindústria. Em Bom Jesus do Araguaia, a instituição possui a Fazenda Malu, que conta com a presença de mais de 100 moradores da Vila Campina em seu quadro de funcionários. Segundo o gerente da fazenda, Clézio Ribeiro, a ação impacta positivamente a vida dos colaboradores e dos moradores da Vila. “Nosso objetivo é promover o bem-estar do funcionário por meio de ações que o valorizem”, diz o gerente.

Clézio explica que a escolha do Sesi foi estratégica e baseada na longa trajetória e competência da instituição. “Tivemos a iniciativa, mas toda a capacidade de execução é do Sesi, que tem expertise na área. Sem esse apoio, não seria possível atingirmos nosso objetivo de alcançar os trabalhadores da Bom Futuro e os moradores da Vila.”

A1º ediçãoda iniciativa ocorreu em maio deste ano no Distrito de Água Limpa, em Nova Ubiratã. Na ocasião, foram realizados mais de 700 atendimentos gratuitos de serviços básicos de saúde, cidadania, social e atividades culturais.

Fonte: Sesi Mato Grosso 

Texto: Fernanda Nazário

 

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Política de Cookies