Notícias

Bom Futuro é a primeira empresa do setor de energia hidrelétrica a receber Selo Verde de sustentabilidade em MT

05/06/2023

As cinco usinas do Complexo Juruena foram certificadas como atividades baseadas em políticas e práticas sustentáveis

 

A Bom Futuro recebeu neste domingo (04) o certificado ambiental Selo Verde para as cinco pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) do Complexo Juruena. O documento é uma comprovação de que a empresa desenvolve suas atividades baseadas em políticas e práticas sustentáveis. É a primeira empresa do ramo de PCHs a receber o selo em Mato Grosso.

“Recebemos este selo com muito orgulho, pois ele reconhece o trabalho realizado pela Bom Futuro há 41 anos no agro em Mato Grosso e agora também está sendo referência no setor de usinas hidrelétricas no estado”, afirma Kleverson Scheffer, diretor da Bom Futuro Energia.

As usinas do Complexo Juruena ficam localizadas ao longo do rio Juruena. De forma sustentável, geram 630 mil MWh de energia limpa e renovável, ajudando o pais que tem a matriz energética mais limpa do mundo. Juntamente com essas, a Bom Futuro possui mais seis usinas, todas no estado de Mato Grosso.

“A Bom Futuro sempre se preocupou em fazer algo a mais, algo além do que de fato seja obrigatório, e nesse sentido vimos a importância de padronizar e manter a qualidade dos nossos processos com um nível de excelência. Esse selo vem de encontro ao reconhecimento de um trabalho que já vem sendo executado a há muitos anos”, diz Lívio Costa Recedive, gerente de Operações de Energia da Bom Futuro.

A chancela do Selo Verde garante ao mercado e à sociedade que os trabalhos realizados na empresa seguem os critérios de padronização e qualidade desta certificação. Além deste, a Bom Futuro Energia também possui a ISO 14001, que é uma norma internacional de sistema de gestão ambiental (SGA).

Ao adotar certificações como o Selo Verde e a ISO 14001, as organizações demonstram seu compromisso com a proteção do meio ambiente, redução de desperdício, uso eficiente de recursos naturais e prevenção da poluição.

As empresas que receberam o Selo Verde da Sema passaram por auditoria em que técnicos da secretaria estadual avaliaram se ela seguem os critérios estabelecidos pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema-MT).

A Bom Futuro Energia tem atualmente 11 usinas em operação. A empresa também recebeu o selo concedido pelo Instituto Chico Mendes, que é uma certificação socioambiental concedidas a instituições públicas e privadas que buscam a sustentabilidade em todos os seus negócios.

Também possui certificados de energia renovável (I-REC), reconhecidos internacionalmente, que comprovam que a eletricidade consumida pelas empresas é proveniente de fonte renovável de energia. Cada MW equivale a um REC, certificando que a energia consumida no seu negócio é limpa e renovável e pode neutralizar as emissões de carbono da empresa.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Política de Cookies