Notícias
12/05/2023
A geração híbrida de energia – hídrica e solar – foi tema de palestra da Bom Futuro no XI Seminário de Energia “Oportunidades no setor elétrico em Mato Grosso”, realizado pelo Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia) de 8 a 10 de maio.
“Compartilhamos com os participantes informações sobre geração híbrida, usando duas fontes de geração de energia limpa e renovável muito abundantes em nosso estado que são a água e o sol”, contou Lívio Costa Recedive, gerente de Operações de Energia da Bom Futuro, que palestrou no evento.
De acordo com o especialista, a geração híbrida é a combinação das duas ou mais fontes de geração, aproveitando as sinergias e complementariedades entre elas. “Assim, busca-se promover uma melhor qualidade na energia disponível para os consumidores, minimizando novos investimentos”, explicou.
O gerente relatou que a combinação da energia dos rios, que tem períodos de chuva e seca, com a energia do sol, que é abundante durante o dia, traz ganhos na qualidade e no preço da tarifa.
A regulamentação para este modelo de geração de energia ocorreu recentemente. “À medida que este modelo é intensificado em cada região do país, aumenta a disponibilidade de energia, posterga o investimentos em ‘linhões de transmissão’, trazendo maior eficiência para operação das redes”, diz o gerente.
A participação da Bom Futuro em eventos do setor de energia faz com que a empresa se mantenha atualizada sobre as tendências de mercado e faça networking com fabricantes e parceiros comerciais. “Falar sobre o nosso trabalho neste assunto que é tão novo e onde estamos desenvolvendo alguns estudos é importante para troca de experiências”, afirmou Lívio.
A Bom Futuro já participou neste ano da 6ª Conferência Nacional de PCHs e CGHs, realizada pela Associação Brasileira de PCHs e CGHs, em março em Brasília. E ainda participará, em junho no Rio de Janeiro, do Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico.