Notícias

Pecuária sustentável é destaque na Bom Futuro

14/10/2023

A Bom Futuro se destaca como exemplo de como é possível integrar a pecuária de forma sustentável no Brasil. São 64 mil hectares, divididos em 20 propriedades em Mato Grosso, onde a empresa investiu em práticas sustentáveis para preservar os recursos naturais e minimizar os impactos ambientais.

"Em se tratando da pecuária, podemos nos considerar perfeitamente dentro dos padrões ambientais nacionais e mundiais”, afirma Elio Gabriel, gerente de Pecuária da Bom Futuro. Por isso, no Dia da Pecuária (14.10), ele apresentou dados e informações sobre como é feito o trabalho na empresa.

Uma das iniciativas é a extensa rede de água que se estende por aproximadamente 1.000 km, garantindo que os bovinos tenham acesso à água de qualidade e que as Áreas de Preservação Permanente (APPs) sejam protegidas. Isso demonstra o compromisso da empresa com a conservação dos ecossistemas naturais.

A pecuária da Bom Futuro é feita nas modalidades intensiva e semi-intensiva e em todas as fases de produção (cria, recria e engorda). Por isso, possui o maior projeto de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) do mundo, com área de 31 mil hectares, que maximiza a utilização do solo, permitindo a coexistência da pecuária e da agricultura nas mesmas áreas. Isso evita a necessidade de abrir novas áreas de cultivo, promovendo a otimização do uso da terra.

Os animais adquiridos para a produção são provenientes de fornecedores cadastrados, assegurando que não haja compras de áreas que não estejam em conformidade com padrões socioambientais adequados. Elio Gabriel explica que há um processo de identificação, cadastro no sistema, classificação e protocolo sanitário.

Além disso, eles recebem uma dieta alimentar baseada em produtos e coprodutos originados do setor agrícola da empresa, como milho, resíduo de pré-limpeza de milho e soja, caroço de algodão, torta de algodão, capulho de algodão e sorgo. A empresa também utiliza a técnica de ensilagem para melhor processamento e aproveitamento desses alimentos pelo animal, garantindo a nutrição e o bem-estar do rebanho.

Por tudo isso, a Bom Futuro é exemplo de como pecuária e sustentabilidade podem coexistir e prosperar. “Nosso compromisso com todos estes manejos demonstram que é possível conciliar crescimento econômico com a preservação ambiental”, disse o gerente.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Política de Cookies