Notícias

Um exame que salva vidas

21/11/2023

Conheça a história de Ciro Braga Neto, colaborador da Bom Futuro, que está em tratamento de câncer de próstata e quer conscientizar mais pessoas sobre a importância da prevenção

 

Ciro Braga Neto, 67 anos, tinha o hábito de fazer check ups anuais para verificar se está tudo bem com sua saúde. Em outubro de 2018, realizou os exames e estava tudo bem, porém, nos dois anos seguintes, não fez a bateria de exames. Então, veio a pandemia e mais dois anos se passaram sem conferir como estava a saúde do corpo.

Quando retornou ao trabalho presencial, como comprador na matriz da Bom Futuro, em Cuiabá, decidiu que era hora de mais uma vez conferir se estava tudo bem com sua saúde. E aí veio a surpresa: em um exame de sangue específico, o Antígeno Prostático Específico (PSA), verificou uma alteração considerável.

“O indicador normal é de 0 a 4, o meu estava em 40. A alteração do PSA não quer dizer que é câncer, mas decidi investigar e o médico recomendou fazer uma tomografia retal. Nunca tive nenhum sintoma, só descobri por meio do exame”, conta Ciro.

A partir daquele dia, ele encontrou um médico especialista e fez exames ainda mais específicos, que descartaram a possiblidade de uma cirurgia robótica na próstata. “O câncer já estava com uma pequena metástase na vértebra L1, então tive que fazer tratamento de hormonioterapia e, ainda radioterapia”, lembra.

Desde dezembro de 2022, Ciro faz o tratamento oral tomando quatro comprimidos por dia e uma injeção a cada três meses. De julho a agosto deste ano, fez 39 sessões de radioterapia. “Foram dois meses de radioterapia todos os dias. Eu trabalhava até por volta das 14 horas e, depois, fazia a sessão. O trabalho foi muito importante para me manter ativo durante este processo”.

O check up mostrou para Ciro um problema grave de saúde que ele está conseguindo contornar com tratamento. Mas ele é enfático ao aconselhar todos os homens: “façam regularmente o exame de toque, não tenham preconceito, porque é este exame que pode salvar sua vida”.

O tratamento é recente e Ciro segue se cuidando. Ele lembra que, ao receber o diagnóstico, pensou positivamente que iria se curar e teve fé na ciência.

“Claro que chorei muitas vezes, rezei muito, minha família foi fundamental para me dar forças neste processo. Porém, tudo isso me fez perceber que preciso contar minha história e conscientizar mais homens sobre a necessidade da prevenção. As mulheres falam sobre isso, fazem o autoexame, então nós também precisamos acabar com o preconceito e nos cuidarmos”, afirma Ciro.

Dicas de prevenção. Para prevenir o câncer de próstata é preciso adotar hábitos de vida saudáveis e realiza exames preventivos de rotina. Atenção a algumas dicas:

  • Dieta saudável
  • Controle de peso
  • Atividade física
  • Evite o tabagismo
  • Limite o consumo de álcool
  • Exames de rotina
  • Conhecimento dos fatores de risco
  • Consulta médica regular
  • Gerenciamento do estresse

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Política de Cookies