Conscientização sobre autocuidado e prevenção foram temas do Outubro Rosa na Bom Futuro

Falar abertamente sobre o câncer de mama e sobre o câncer de colo de útero com suas colaboradores foi o objetivo da campanha Outubro Rosa na Bom Futuro. Em quase todas as 42 unidades da empresa em Mato Grosso, foram realizados eventos de conscientização sobre a prevenção às doenças, com palestras, orientações e troca de experiências.
Em um episódio especial da websérie Lado a Lado, as colaboradoras Mariana Machado e Rosilene Cotrim compartilharam suas lutas e suas vitórias após o diagnóstico de câncer.
Mariana, que é analista de custos na matriz, em Cuiabá, contou que teve o diagnóstico de câncer de mama em 2021, após fazer o auto toque e identificar um nódulo. “Foi um baque para toda a família, ninguém está preparado para este diagnóstico. Mas o tratamento foi rápido, fiz 19 sessões de radioterapia de segunda a sexta-feira”, lembra.
Já Rosilene, que é técnica de enfermagem na Fazenda São Miguel, em Campo Verde, teve o diagnóstico de câncer de colo de útero em exames de rotina. “Quando me vi dentro daquilo assustei bastante, perdi meu chão”, conta.
Ela passou por cirurgia e hoje está curada. “Foi maravilhoso repetir o exame e ver que não tinha mais aquela doença. Tive o apoio de Deus, da minha família e hoje sou outra pessoa. Eu agora percebo que tem coisas mais importantes para me preocupar, eu me aceito mais e me amo mais”.
Mariana lembra da casa cheia de gente durante o tratamento. “A minha casa ficou cheia, sempre tive apoio de familiares, da minha liderança, dos meus colegas. Eles foram importantes desde quando recebi o diagnostico até o último dia do meu tratamento. Eu aprendi a dar valor a pequenos detalhes, às pessoas que se importam comigo”, revela a colaboradora.
As duas mulheres são exemplos de superação e reforçam a necessidade de se cuidar. “O câncer não faz distinção de idade ou status social. A prevenção é nossa maior arma. Se ame, se toque, se cuide”, diz Mariana. “Eu sempre reforço para as mulheres sobre a importância deste autocuidado, faça exames e se cuide”, reforça Rosilene.
Jogo pela Vida - A Bom Futuro também realizou o Jogo pela Vida, uma partida de futebol feminino entre a equipe da empresa e a equipe do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT).
“Tudo o que conscientiza sobre o câncer é importante. Então, este evento é muito bacana porque une esta causa a uma paixão que tenho desde a infância. Futebol significa união, parceria, onde cada um tem uma função importante e decisiva”, diz Mayara Mariano, analista de sistemas da Bom Futuro.
A analista de Recursos Humanos do HCanMT, Paola Bonfim, também reforça a importância desta conscientização. “Estamos fazendo um movimento lindo para conscientizar as mulheres a se cuidarem e fico feliz em fazer parte disso hoje”.
Para Lindalva Paixão, analista contábil da Bom Futuro, é importante que as informações sobre prevenção e diagnóstico precoce sigam por outros meses do ano. “A campanha não é importante somente em outubro, temos que nos cuidar sempre. É preciso pensar nisso em qualquer idade”, relata.