22/12/2023

Programa Aprendiz do Futuro auxilia adolescentes e jovens a ingressar no mercado de trabalho

A aprendizagem profissional pode ser a entrada do adolescente ou jovem no mercado de trabalho monitorado por mentores e em conformidade com a legislação educacional vigente. A Bom Futuro investe nos jovens com programa Aprendiz do Futuro, que atualmente atende 240 jovens e adolescentes em suas unidades produtivas e na matriz, em Cuiabá. Nos últimos anos, foram mais de 800 pessoas incluídas por meio do programa.

Para o programa de aprendizagem técnica, a empresa firmou parceria com entidades de capacitação como o Serviço Nacional da Indústria (Senai MT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar MT) e também com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Jovens entre 17 e 23 anos são capacitados nos cursos de Manutenção Automotiva, Máquinas Agrícolas, Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Agropecuária.

São pessoas como Jully Gabrielly Paixão da Silva, de 23 anos, que foi aluna da primeira turma de Técnico de Manutenção Veiculas – Linha Pesada, em 2021, na unidade do Senai em Várzea Grande. “Tivemos um ano de aulas todos os dias, oito horas por dia, com conteúdo teórico e prático. Depois, dez meses de trabalho na empresa, eu fiquei no setor de mecanização agrícola”, conta.

Atualmente, Jully é assistente de Planejamento e Controle de Manutenção (PCM) Agrícola. “Eu não conhecia a empresa, mas me interessei pelo programa. Após a finalização, logo fui efetivada e estou gostando muito da experiência. Aprendo todo dia, estou evoluindo, sou bem aceita aqui”, diz a colaboradora.

Depois da parceria com Senai e Senar MT, desde 2021, com cursos em Rondonópolis, Várzea Grande, Sapezal, Nova Mutum, Sinop, Campo Verde e Cuiabá, a Bom Futuro se uniu ao IFMT no início de 2023 em um projeto piloto com o campus Serra de São Vicente, com o objetivo de fortalecer ainda mais a qualificação profissional para a área agrícola.

Além da aprendizagem técnica, a Bom Futuro conta com a parceria com o Centro Integração Empresa Escola (CIEE), Associação Cristo Servo, Associação Lar Maria de Lourdes e Fundação Bradesco para realizar a capacitação de aprendizes administrativos com idade de 14 a 18 anos.

“A aprendizagem profissional em sua essência tem como principal missão social formar e qualificar os jovens oferecendo os conhecimentos necessários para sua atuação profissional, qualificando-os e preparando-os, contribuindo para que se tornem mais independentes financeiramente, responsáveis e maduros profissionalmente. Muito mais que uma carreira buscamos proporcionar oportunidade e dignidade a estes jovens." afirma Tiago Goecks, Gerente de Recursos Humanos, Comunicação e Marketing, Responsabilidade Social.
.

A Bom Futuro também buscou incluir adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social. Desde 2019, a empresa firmou o Termo de Parceria com entidades, órgãos e instituições públicas que abriram suas portas para que estes jovens exerçam suas atividades em suas dependências, modalidade conhecida como “cota social”.

São parceiros da Bom Futuro o Tribunal Regional do Trabalho (TRT MT), Superintendência Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral (TER MT), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema MT), Instituto Desportivo Cultural (IDC), Centro Pastoral do Imigrante, Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), Prefeitura de Sapezal, APAE de Sapezal, Farmun, Instituto Ciranda e Abrigo Bom Jesus.

NEWSLETTER CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES

ENDEREÇO

Av. dos Florais, nº 1.788, Bairro Ribeirão do Lipa – CEP 78.049-520 – Cuiabá-MT.

ATENDIMENTO
Segunda a Sexta das 7h30 às 17h30

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

    Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

    Política de Cookies