Commodities Agrícolas / Algodão
Algodão
A tecnologia empregada e a vasta experiência, permite a Bom Futuro produzir uma média de 360 mil toneladas de pluma de algodão por safra.
A tecnologia empregada e a vasta experiência, permite a Bom Futuro produzir uma média de 300 mil toneladas de pluma de algodão por safra.
O produto in natura é denominado algodão em caroço. O algodão é uma fibra, que após extraída no processo de beneficiamento é denominada pluma de algodão, usada para fazer tecidos e outros produtos. A semente, também conhecida como caroço de algodão, bem como o resíduo também chamado de briquete, são geralmente utilizados na alimentação animal. Do esmagamento do caroço extrai-se o óleo, utilizado como adjuvante vegetal e para produção de biodiesel, e a torta de algodão, utilizada na alimentação animal.
Iniciamos nossa trajetória no cultivo de algodão no ano de 1996. Na safra 2022/23 cultivamos 159 mil hectares de algodão, reforçando nossa posição de relevância na cultura, alcançando um total de 440 mil toneladas de caroço, com produtividade média de 343@/ha e o equivalente em média a 141@ de pluma/ha.
Contamos ainda com 02 Esmagadoras de caroço de algodão, de onde derivam o óleo degomado e a torta de algodão.
A energia elétrica utilizada nas agroindústrias é de geração própria, obtida através de pequenas centrais hidroelétricas e de usinas fotovoltaicas. Somos o maior projeto de Geração Distribuída (GD) do país e autossuficientes em energia elétrica limpa e renovável. Os pallets utilizados no acondicionamento da produção de algodão são provenientes de reflorestamento próprio.
Disponibilizamos para o mercado os seguintes produtos, derivados da cultura do algodoeiro.
ABR - Algodão Brasileiro Responsável
O processo de certificação ABR e licenciamento BCI é centralizado no programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), conforme definido pelo benchmarking.
Better Cotton Initiative - (BCI)
Ao incorporar os critérios mínimos de produção da BCI - de conformidade obrigatória -, o ABR atende igualmente às exigências da Better Cotton Initiative para a concessão da licença de comercialização Better Cotton. Para certificação são avaliados os itens necessários de conformidade da unidade produtiva, divididos em oito critérios: (1) contrato de trabalho; (2) proibição de trabalho infantil; (3) proibição de trabalho análogo a escravo ou em condições degradantes ou indignas; (4) liberdade de associação sindical; (5) proibição de discriminação de pessoas; (6) segurança, saúde ocupacional e meio ambiente do trabalho; (7) desempenho ambiental; (8) boas práticas agrícolas.
ABNT - Normas Técnicas
A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora possui uma atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.