Energia

Impulsionando o mundo com energia limpa e renovável

A Bom Futuro Energia, nasceu em 2007, com objetivo de contribuir com fornecimento de energia elétrica limpa e renovável, melhorando a infraestrutura e qualidade da energia disponível, promovendo o desenvolvimento e o crescimento sustentável e a melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Atuamos em todas as fases do empreendimento, desde a fase inicial de estudos e inventários de rios e potenciais fontes de energia, desenvolvimento e licenciamento dos projetos, construção e implantação das usinas geradoras, bem como, no monitoramento e na operação e manutenção destas.

Em um cenário moroso, regulado e desafiador, seguimos em frente, levando nosso propósito de IMPULSIONAR o mundo! Atualmente, são 11 usinas hidroelétricas e 03 usinas fotovoltaicas em operação, todas localizadas no Estado do Mato Grosso, que produzem anualmente mais de 1 milhão de MWh de energia limpa e renovável, suficientes para suprir o consumo de mais de 1,3 milhão de habitantes.

Monitoramento de Mercado no âmbito da CCEE

Pessoas CGHs

As Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) são instalações destinadas à geração de energia elétrica por meio do aproveitamento do potencial hidráulico de pequenos cursos d'água, com capacidade instalada de até 5MW

PCHs

As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) são destinadas à geração de energia elétrica com capacidade instalada de 5 a 30 MW.

UFVs

As Usina Fotovoltaicas (UFVs) são destinadas à geração de energia elétrica por meio da conversão solar.

Atuamos em total sinergia com nosso segmento do agronegócio, uma vez que aproximadamente 10% da energia gerada em nossas usinas, é utilizada para atender 100% das unidades agroindustriais do grupo através do sistema de Geração Distribuída (GD). O excedente é injetado na rede e atende a todo o Sistema Interligado Nacional (SIN), contribuindo para impulsionar a economia e levar conforto aos nossos lares.

As fontes de geração de energia que utilizamos na Bom Futuro são complementares entre si. A energia solar já é usada na companhia em pequena escala em diversas instalações há vários anos, porém o uso em maior escala e concentrado começou em 2022, com a aquisição dos parques solares.

GERAÇÃO DE ENERGIA

A energia elétrica é caracterizada como produto, é uma forma de potência eficaz na criação do que usualmente se chama voltagem (também conhecida como diferença de potencial elétrico) entre dois pontos, que permitem criar uma corrente elétrica (fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica) entre ambos. Assim, a energia elétrica, ou eletricidade, é a forma como os fenômenos relativos a cargas elétricas se denominam. É uma das formas de energia mais utilizada atualmente devido à sua facilidade de transporte e baixo índice de perda de energia durante conversões.

Nossa energia é produzida através de fonte hídrica, através de pequenas centrais hidroelétricas (PCHs) e centrais geradoras hidroelétricas (CGHs), aproveitando a topografia e o potencial de queda dos rios, gerando energia renovável, de forma sustentável.

Também produzimos energia a partir de fonte solar, através de centrais geradoras fotovoltaicas (UFVs), da mesma forma, gerando energia limpa e renovável.

Após gerada nas usinas, a energia precisa ser transportada através de redes de transmissão e depois transformada para voltagem de consumo nas subestações, para então ser distribuída até nossos lares e empreendimento.

Possuímos capacidade total instalada de 158,95 MW em energia hidráulica e 11,6 MWp na fonte fotovoltaica.

O primeiro salto na geração aconteceu em 2020, quando concluímos a construção de nossa primeira PCH denominada PCH JUI-117, com capacidade instalada de 25MW. Já no final de 2022, com a aquisição da Hydria detentora do complexo de 5 PCHs localizadas no Rio Juruena, consolidamos o segmento de energia como importante atividade do portfólio diversificado da Bom Futuro.

Certificações

I-Rec

O I-REC (Instituto Totum) é um sistema global de rastreamento de atributos de energia renovável projetado para facilitar a contabilidade confiável de MWh renovável que foi atribuído a um determinado consumidor, para Escopo 2, compatível com vários padrões internacionais. O I-REC(e) permite a todos os consumidores de energia elétrica fazer uma escolha consciente.

Selo Verde - (Instituto Chico Mendes)

O Selo Verde (Instituto Chico Mendes) é uma certificação socioambiental concedida a instituições públicas e privadas que buscam a sustentabilidade em todos os seus negócios. Criado e concedido pelo Instituto Chico Mendes, o Selo Verde faz parte do Programa de Certificação pelo Compromisso com a Responsabilidade Socioambiental (PROCERT). De acordo com o próprio Instituto, o selo é atribuído a “instituições que buscam a sustentabilidade em todos os seus negócios e que comprovam aos seus parceiros que aplicam nas suas ações, gestão ou produtos, soluções que englobam o meio ambiental, social e econômico”.

ISO 14001

A Bom Futuro Energia foi certificada ainda em 2022 com a ISO 14001, que é uma norma internacional de sistema de gestão ambiental (SGA). Ao adotar essas certificações, como a ISO 14001, as organizações demonstram seu compromisso com a proteção do meio ambiente, redução de desperdício, uso eficiente de recursos naturais e prevenção da poluição.

Selo Verde - SEMA/MT

Mais recentemente, já no ano de 2023, também recebemos a certificação de “Selo Verde” concedida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do estado do Mato Grosso (SEMA/MT), consolidando todas as práticas e compromissos adotados pela companhia.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Política de Cookies