Commodities Agrícolas / Soja

Soja

Principal cultura cultivada nas unidades da Bom Futuro, totalizando uma produção aproximada de 1,3 milhão de toneladas por safra.

Principal cultura cultivada nas unidades da Bom Futuro, totalizando uma produção aproximada de 1,3 milhão de toneladas por safra.

Maior commoditie agrícola mundial, é considerada a proteína de origem vegetal de melhor custo-benefício para produção de carnes, ovos, leites e derivados. Seu uso vem se diversificando, sendo seu óleo, amplamente utilizado como matéria prima na produção de biodiesel e óleo diesel, contribuindo para redução na emissão de gases do efeito estufa. Sua utilização como matéria prima vem crescendo também junto as indústrias alimentícia, de cosméticos, farmacêutica, veterinária, de vernizes tintas e plásticos e de adesivos e fibras, entre outras.

Na Bom Futuro, a soja ocupa papel de destaque, com área explorada acima de 300 mil hectares de cultivo, com média atual de produtividade em torno de 66 sacas por hectare, perfazendo um volume anual de aproximadamente 1,2 milhões de toneladas.

A Bom Futuro, dedica em torno de 22% de sua área para plantio de soja convencional, algo em torno de 70 mil hectares, oferecendo para o mercado esta alternativa de produto.

Contamos com 22 armazéns UBAG (Unidades de Beneficiamento e Armazenagem de Grãos) distribuídos estrategicamente em todas as regiões do Estado de Mato Grosso, o que nos permite guardar toda nossa produção de soja e milho, bem como, desde 1999 mediante certificação e credenciamento oferecer o serviço de armazenagem a terceiros e operar com contratos junto a CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento. Nossa capacidade de armazenagem de grãos é de 1,45 milhões de toneladas/ano. No primeiro semestre do ano geralmente o armazém está operando com soja e no segundo semestre com milho.

O cavaco e a lenha utilizados na secagem dos produtos no processo agroindustrial, são provenientes de reflorestamento próprio. Temos investido na automação do processo de beneficiamento de grãos, oferecendo mais segurança, performance de secagem e aeração, economia de recursos e assim garantindo maior qualidade ao produto final.

Certificações

CERTIFICAÇÃO FEMAS (Feed Materials Assurance Scheme)

O propósito do FEMAS é prover um mecanismo que garanta a segurança dos ingredientes na cadeia do setor de alimentação animal. O padrão inglês se aplica aos ingredientes de todos os tipos utilizados na produção de alimentos para animais, sejam eles produtos de processamento primário ou subprodutos de produção, independentemente do país de origem, sendo observados itens de verificação de conformidade ambiental, gestão de pessoas, segurança do trabalho e boas práticas agrícolas.

CARGILL 3S – Soluções para Suprimentos Sustentáveis

O programa SSS (ou 3S) da Cargill é uma iniciativa que pretende prover soluções para os três principais aspectos relacionados à produção da soja: desmatamento, direito dos trabalhadores e emissões de gases de efeito estufa. É, na realidade, uma resposta pragmática e simples às reais demandas de hoje voltadas à sustentabilidade dos seus produtos.

Certificação Unidades Armazenadoras em Ambiente Natural

Objetiva fortalecer a relação do setor armazenador com o setor produtivo e a sociedade, aumentando o profissionalismo do setor; reduzir as perdas que ocorrem durante o processo de armazenamento; tornar público, nacional e internacionalmente, de que o processo de armazenamento no Brasil possui um programa que atende aos requisitos legais e de mercado estabelecidos.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, e personalizar conteúdo de seu interesse, sem a coleta de dados pessoais. Ao clicar em qualquer link nesta página, você estará concordando com tal monitoramento.

Política de Cookies